NOSSO GRUPO

Trata-se inicialmente de um grupo de pessoas afins à rede FLACAM (Foro Latino-Americano em Ciências Ambientais), com base originária na Serra Gaúcha RS – Brasil, inspirados em um sonho, uma utopia:

Um pensamento que propicia a cultura consciente da vida íntegra nas sociedades.

Viver bem nas comunidades, a partir de um pensamento universalizado.

O princípio CENTRAL da nova cultura

Sociedades Integradas: Trata-se de um posicionamento ético, baseado em saber compreender os contextos, partindo de sua diversidade e relações, com o objetivo de cuidar integralmente da vida coletiva cidadã.

A finalidade será formar na prática de construir a paz com os lugares e sociedades. Possui relação direta com “estar de bem com a vida” integral na Terra, dando respostas associadas à vocação social e promovendo a identidade dos lugares de maneira integra e consciente.

A finalidade será construir a paz com os territórios, ecossistemas abertos da biodiversidade, que funcionam e se comportam de maneira interativa, interdependente e interconectada. Possui relação direta com “estar de bem com a vida” integral na Terra, dando respostas associadas à vocação social e promovendo a identidade dos territórios e seus condicionantes naturais.

Premissas Básicas

  • A Sociedade do bem-estar consciente, que promovam a ética da reciprocidade e associatividade, Representa uma nova forma de ver e de sentir o mundo, a partir da compreensão da importância da vida integral na Terra: a trama de relações diversas entre da vida integra.
  • A Sociedade da confiança, uma prática entendida como a arte do ético, do honesto e sincero, do justo e reto, baseada na integralidade do ser “habitante consciente”.
  • Entender a trama da vida a partir de suas diversidades e relações, base para a convivência social de uma sociedade de sabedoria, de respeito e de equidade, de reciprocidade e de diálogo tolerante.
  • A Economia Consciente do bem social, que promova um modelo de desenvolvimento ético e responsável, como forma de produzir a realidade em beneficio do bem coletivo e a vida integra.
  • A institucionalidade para a sustentabilidade, uma nova cultura institucional para a boa administração das sociedades, baseada em formas inovadoras e criativas comprometidas com a governança, tanto para as organizações públicas como privadas.

Atualmente a sociedade está atravessando uma crise global, gerada pela formação setorial predominante, que supera os tomadores de decisões, chegando também à produção econômica como também ao campo acadêmico da técnica e da ciência. A constante nesse cenário de crise se manifesta na incapacidade para saber ler a realidade, por conseguinte, em promover conceitualmente orientações compatíveis.

As consequências dessa crise ficam evidentes na incapacidade de se alcançar uma gestão adequada, com o fim de promover o compromisso com o bem coletivo. A sociedade do consumo e do desperdício termina provocando a fragmentação entre a vida da ilusão virtual e a vida produtiva do mundo concreto.

Por toda essa razão, nos apresentamos como um grupo único e singular (genuíno) para a conceitualização de um pensamento que pretende ser universalizado, através de atividades de formação transdisciplinar e integrada de verdadeira vocação consciente e significação cultural.

Uma nova cultura cidadã consciente, fortalecida no poder de pensamento reflexivo crítico e da capacidade colaborativa de dar resposta às adversidades e às mudanças, para contribuir com as soicedades de forma benéfica para o interesse da vida coletiva.

Eixos de atuação e modelação do grupo a partir de uma visão integral:

  • A Educação transversal para um pensamento integral e criativo, a partir de uma formação de saberes, desde uma visão integral, relacional e transdisciplinar para a formação de novos líderes conscientes e agentes para gestão do desenvolvimento.
  • A Pesquisa conceitual formativa para um pensar integrado das sociedades, partindo de formações concretas, diversas e multipropósitos que promovam práticas éticas e responsáveis nos respectivos campos: econômico, social e educacional, ecossistêmico, comunitário e institucional
    A finalidade da SG é se apresentar como um grupo referencial de pensamento universal para a vida coletiva integra.

Para isso, a SG se se identifica com o pensamento conceitual da rede latino-americana FLACAM, Cátedra UNESCO para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do Grupo Biohos Educa, grupo de pensamento integral de alcance sul-americano, assim como também, com a corrente de pensamento internacional do C.Consciente / IBCC-RS.

Os âmbitos institucionais de atuação serão:

  • O público (universidades, entidades formativas, e âmbitos da gestão em todos seus níveis).
  • O civil (organizações sociais, empresariais e produtivas

DIRETOR EXECUTIVO

Daniel Caporale

Argentina

Diretor SG Cultura Consciente

Diretor Grupo Biohos Educa

Mestre Desenvolvimento Sustentável

Arquiteto e Urbanista com experiência em Participação Social e Coletiva

Arquiteto e Urbanista, UNLP- Argentina. Especialista, em leitura em áreas programadas e planejamento participativo, USP SP, Mestre em Desenvolvimento Sustentável UNLa e Máster em Desenvolvimento Sustentável UPC Cátedra UNESCO Barcelona.

Secretário Institucional Rede FLACAM Cátedra UNESCO, Secretário Acadêmico na Cátedra Livre em Políticas de Sustentabilidade, UNLP, Comitê Acadêmico Esp. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável, UNLa, Professor convidado USB Cartagena, Udem Medelín, Unilivre de Cúcuta e de Cartagena, UCS de Caxias do Sul. Professor del CFAP- DGCE Província de Buenos Aires. Professor em Ciências Humanas Colégio Cidade das Hortênsias e Escola de Hotelaria Castelli. Coordenador de atuações para o desenvolvimento formativo em sociedades de América Latina e Espanha.

EQUIPE TÉCNICA

Cleide

Cleide P. Godoy

Brasil

Licenciada em Língua Portuguesa (UNINTER), Educação Física (UNISA) e pós graduada em Língua Espanhola para Estrangeiros (UNLP- Argentina). Professora de Língua Portuguesa e Espanhola no Colégio Cidade das Hortênsias (COOPEC), Canela RS.

Leandro G. Caporale

Brasil

Estudante do Curso Universitário de Relações Internacionais, Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul.
Manejo integral das línguas: espanhola, inglesa e portuguesa
Capacidade para desenvolver todo tipo de tarefas administrativas.
Habilidades de tradutor entre as línguas portuguesa e espanhola
Habilidades técnicas para acionar sistemas digitais
Capacidades para desenvolver atividades afins às ciências humanas

240316238_877185173201722_2737375271910451723_n

Vinícius Barreiro

Brasil

Arquiteto e Urbanista, graduado no Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) – Ribeirão Preto – SP. Atualmente cursa pós-graduação em Ciências Humanas na PUC-RS. Atuante em projetos arquitetônicos e urbanísticos, e com participação em concursos de pequenas e grandes escalas. acredita que um bom projeto e uma intervenção espacial de qualidade (independente da escala) são desenvolvidos para o bem-estar e inclusão da sociedade, de forma sustentável e equitativa.

 

 REGISTRO CAU:  A154144-7

Renata-180x180.jpeg

Renata Godoy D Acosta

Brasil

Profissional com sólidas experiências em Secretariado Executivo Trilíngue e Assistência à Diretoria, atuando no desenvolvimento de rotinas administrativas e operacionais, integração de diferentes áreas, gestão estratégica de agenda, organização e clareza na comunicação interna, organização de eventos corporativos e suporte operacional.
Expertise na construção de relacionamento, identificação de necessidades, suporte a expatriados, planejamento e organização de viagens, elaboração de relatórios, atas e gestão de centro de custo.
Habilidades de comunicação interpessoal, gestão de pessoas, administração de conflitos, percepção crítica e analítica para melhoria em processos de relacionamento, administrativos e operacionais.
Experiência internacional com intercâmbio para Austrália (Mar/2018 a Out/2018) com realização de curso de inglês (Escola English Language Company) e atuação como Supervisora na Imagine Exhibitions.

238426865_1383008505466135_2954611998750512960_n-180x180.jpg

Raoní Gonçalves

Brasil

Cidadão Brasileiro residente em Canela na serra gaúcha. Biólogo, mestre em biologia e comportamento animal (UFRGS). Com atuação nas áreas de consultoria ambiental, pesquisa acadêmica, etnobiologia e educação.

Maximiliano-180x180.jpeg

Maximiliano Scarlan

Argentina

Assessor Sênior da ABECEB em questões de mobilidade, economia do conhecimento e sustentabilidade. Na consultoria, liderou projetos em diversos setores, mobilidade, desenvolvimento regional, entre outros temas, para o setor público, setor privado, câmaras e organismos internacionais.
Diretor de Utopía Urbana, portal de conteúdo sobre cidades inteligentes, sustentáveis e inclusivas.
É graduado em Economia (UNLP). Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico Local (UNGS) e diploma em Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Sustentável (ITBA). Mestrando em Relações Internacionais (UNLP).

Susiê Ghesla

Brasil

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS (2021) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS (2016). Participou como parte da equipe técnica, durante os anos de 2019 e 2020, da revisão do novo Plano Diretor de Gramado e da regulamentação e análise do instrumento Estudo de Impacto de Vizinhança do município, quando era coordenadora de análise e aprovação de projetos.

 

CAU RS A135866-9

Giuliano

Giuliano L. Caporale

Brasil

Estudante de Ensino Médio, residente em Canela na serra gaúcha. Assistente digital em comunicação das redes sociais.

CONSULTORES INTERNACIONAIS

ruben-180x180.jpg

Rúben Pesci

Argentina

Dr. Arquiteto e Urbanista presidente da Rede FLACAM, Cátedra UNESCO em Sustentabilidade e da Fundação CEPA e da Consultora CEPA.
Possui uma trajetória destacada de mais de 50 anos em projetos urbanísticos e territoriais no mundo inteiro.

Gustavo-180x180.png

Gustavo Demartin

Argentina

Professor em Filosofia em Universidades Federais da Argentina.
Formador de docentes da Província de Buenos Aires (CFAP).
Comunicador digital e de rádio difusão.
Integrante da Aliança Internacional para o Bem Coletivo.

osvaldo

Osvaldo Moreno

Chile

Arquiteto e urbanista, Mestre em paisagem.
Especialista em espaços públicos urbanos.
Diretor do Mestrado em Paisagem, na Universidade do Chile.
Integrante da Aliança Internacional para o Bem Coletivo.

WhatsApp-Image-2022-02-21-at-7.38.04-PM-1-180x180.jpeg

Liliana Caballero

Colômbia

Profissional da área de psicologia, com especialização em pesquisa social e mestrado em desenvolvimento sustentável, com carreira na área acadêmica como formadora nos níveis de graduação e pós-graduação, atuando como especialista na concepção de programas tecnológicos para diferentes setores da economia. Os programas estão baseados na responsabilidade com o território e os seres que o habitam.  Comprometida com a liderança de jovens profissionais e com  grande capacidade de trabalho em equipe. Integrante da Aliança Internacional para o Bem Coletivo.

Imagem1-1-180x180.png

Harold Arango

Colômbia

Engenheiro Agrícola e Mestre em Desenvolvimento Sustentável.
Com destrezas em avaliação econômica de projetos e em gestão das bacias hidrográficas.
Experiência em projetos de Patrimônio Nacional da Colômbia.
Integrante da Aliança Internacional para o Bem Coletivo.

Yeraldine-BW-180x180.png

Yeraldine Pachano

Venezuela/EUA

Comunicadora Social e Mestre em Desenvolvimento Sustentável.
Experiência comunicacional e de gestão na Empresa Nacional de Petróleo da Venezuela.
Gestora comunicacional dos imigrantes latinos na Flórida – USA.
Integrante da Aliança Internacional para o Bem Coletivo.

luiszuloaga-2-180x180.jpg

Luis Zuloaga

Equador

Arquiteto e Urbanista Gerente da Fundación Malecón 2000, que consiste de um empreendimento de regeneração urbanística de toda a orla do rio Guayaquil, Equador.
Experiência de mais de 25 anos em reconversão urbanística. Integrante da Aliança Internacional para o Bem Coletivo.

WhatsApp-Image-2021-04-16-at-12.50.09-180x180.jpeg

Martín Endo

Peru

Arquiteto e Urbanista. Professor na Faculdade de Arquitetura de Lima (Peru)
Experiencia de mais de 20 anos em projetos sociais e territoriais. Integrante da Aliança Internacional para o Bem Coletivo.

Mingui La Plata

Roberto Gabriel Minghinelli

Argentina

Especialista em Gestão de Projetos de Grande Escala Urbano Territorial.

Experiência de mais de 30 anos em gerenciamento de mecanismos vinculados com tecnologias sustentáveis para os recursos não renováveis, representante regional do Ente Nacional de Enargas – Argentina. Integrante da Aliança Internacional para o Bem Coletivo.

Imagem do WhatsApp de 2024-12-19 à(s) 11.03.56_73edc70a

Julio Sebastian Francesetti

Argentina

Empresário, Gestor e Articulador en processos de desenvolvimento produtivo e territorial (casos dos mega empreendimentos de Vaca Muerta na Patagonia Argentina- Anielo – Punta Colorada na Província de Río Negro da Argentina)