ESTÂNCIA 360
Visando o ano 2050
Depois de 9 meses de trabalho intenso, junto à comunidade de Estância Velha, foi apresentado o Modelo Estratégico Conceitual de Desenvolvimento Integral para Estância Velha, visando diretrizes e projetos até o ano 2050!
O produto final consta de 1350 páginas que contém as 12 grandes ideias-forças inspiradoras da cultura cidadã para os próximos 30 anos, e que se traduzem em 30 diretrizes estratégicas – 47 programas e 145 ações conceituais!
Todo um trabalho conjunto com os atores sociais que finalmente se transformaram em coautores deste fantástico projeto.
A proposição final fica representada no novo modelo conceitual, no qual todas as orientações tem sido desenvolvidas, a partir de figuras conceituais de caráter internacional, baseadas nas recomendações da ONU para as comunidades.
Nesse sentido, e mediante uma construção coletiva, foram priorizadas 62 ações conceituais das 145 formuladas, focalizando na identificação de um grupo bem mais concreto, com a finalidade de identificar aquelas ideias cidadãs, que seriam determinantes para a grande transformação da comunidade.
Por essa razão, se terminaram reconhecendo 12 ideias conceituais de valor icónico para 12 ideias-forças!
DESENVOLVIMENTO DAS 12 IDEIAS CONCEITUAIS DE VALOR ÍCÓNICO DO MODELO ESTRATÉGICO CONCEITUAL DE DESENVOLVIMENTO DE ESTÂNCIA VELHA 2050
A partir do modelo conceitual, consegue se traduzir a proposta, de maneira precisa para aparecer como a maior orientação realista e concreta para a transformação da comunidade de estância velha nos próximos trinta anos. Os gradientes do modelo constituem, sem dúvidas, nas maiores diretrizes orientadoras para a tomada de decisões futuras.
Seguem, de maneira mais detalhada, as 12 ideias conceituais de valor icónico a serem elaborados a futuro pela agência de desenvolvimento, e que respondem às 12 ideias-forças do modelo estratégico.
Desta maneira, procura-se estabelecer sugestões orientadoras a título de referências e recomendações para a dinâmica de cada uma dessas ideias-forças, com a futura intenção de que possam se desenvolver cada uma dessas iniciativas, sejam para o âmbito privado quanto público; mas fazendo ênfase que todas abrangem a dimensão do interesse público da sociedade.
Portanto, e de maneira sequencial, apresentar-se-ão detalhadamente, as proposições, em alguns casos como termos de ideias conceituais, e em outros, como vínculos referenciais técnicos de outros casos similares de resolução.
Para encerrar, o objetivo de todas essas proposições projetuais foi realizar uma contribuição técnica de caráter orientador, inspirada nas diretrizes do Modelo Estratégico, e que pudesse servir de base para a tomada de decisões estratégicas da futura Agência de Desenvolvimento Integral para Estância Velha, no relacionado com linhas possíveis de atuação, em pontos entendidos como chaves para a cidade.
Promover a “cidade para pedestres”, um pensamento urbanístico que começa a priorizar o significado real da cidade e de seus espaços como oportunidades para o encontro social e o respeito pela escala humana. Uma maneira estratégica de pensar em uma proposta de forma integral para construir uma cidade acessível para todos (espaços para o encontro e articulação social, valorização da paisagem e dinâmica econômica diversificada). Todas as premissas centrais levam a transitar um caminho que conduza à sustentabilidade das cidades, e, portanto, dos territórios pensados a partir do valor do coletivo.
Dessa forma, as proposições partilhadas neste documento foram inspiradas nos resultados coletivos que buscaram interpretar o ‘sentir’ e o ‘decidir’ da comunidade de dar valor a determinados pontos urbanos.
O conceito desenvolvido se empenhou em entender a cidade como uma integralidade territorial na qual suas centralidades ou enclaves urbanos tivessem certa autossuficiência de funcionamento, mas que pudessem estar conectadas e contribuíssem para consolidar a real essência de toda a cidade: um espaço para se encontrar que priorizasse o ‘sentir coletivo’. Todo um trabalho conjunto com os atores sociais que finalmente se transformaram em coautores deste fantástico projeto mobilizado e liderado pelo movimento social Estância 360°
Em suma e finalizando, poder-se-ia afirmar que as propostas conceituais trabalhadas foram traduzidas no território como maneira de interpretar todos os sonhos da comunidade expressados em doze ideias-forças do Modelo Estratégico para o desenvolvimento de Estância Velha, que sem dúvidas, deverá ser o norteador de todas as futuras ações coletivas do município, em termos de políticas públicas para a cidade e o território.
Autoria: SG Cultura Consciente (contribuição conceitual formativa), empresa VB – Arq. Vinicius Barreiro (contribuição técnica ideias gráficas), GB Comunica-arte (contribuição linguística narrativa)
Outras contribuições técnicas: arq. Susiê Ghelsa, Biólogo Raoni Gonçalves, Dr João Baptista, Acad. Leandro Caporale