A Proposta
“Monte Verde está se posicionando num destino turístico de interesse interno do Brasil, principalmente para a região contida no corredor São Paulo – Sul de Minas Gerais. Situação destacada pela localização privilegiada de se encontrar numa interface estratégica entre os dois Estados mencionados anteriormente. Além disso, o destaque de ser um lugar com condições paisagísticas e climáticas diferenciais para a região, convertem a este destino num dos lugares mais procurados por toda a população paulista que está começando a procurar produtos turísticos vinculados com natureza e a montanha, climas mais temperados e condições geográficas e sociais de segurança e tranquilidade.
Contudo, justamente por esta demanda que começa a estar em aumento, o Distrito de Monte Verde, pertencente ao Município de Camanducaia, está tendo o risco de um crescimento desordenado, com ocupações do solo urbano irregulares, que já começam a gerar muitos impactos negativos e grandes preocupações na população local.
Monte Verde é também uma joia cercada áreas naturais de grande valor; um lugar como poucos, onde é possível viver um contato próximo com a natureza, que também oferece uma boa parte de seus recursos turísticos, claramente alimentadores de seus destinos culturais.
Quando a sociedade de Monte Verde, através da Agência de Desenvolvimento Regional MOVE percebeu todos esses múltiplos conflitos de ocupação e também de mobilidade, resultado típico desse crescimento sem um padrão de planejamento claro, surgiu a necessidade de tomar a decisão transcendental de mobilizar a revisão territorial e também da própria organização, sempre com o intuito de liderar um processo de planejamento participativo com a comunidade local.”
Introdução do Relatório Inicial da Pré Matriz Estratégica de Monte Verde (pp. 5-6)
A partir desta decisão se propôs a elaboração de uma Agenda Estratégica Preliminar de Desenvolvimento Sustentável de caráter conceitual, que orienta e estabeleça os critérios fundamentais para um modelo de desenvolvimento adequado à sustentabilidade geral da região de Monteverde. Sempre, com a finalidade de construir recomendações formativas para os próximos 20 anos, no que respeita ao Distrito de Monte Verde.
Entre em contato com a gente para poder acessar o PDF do Relatório Final
Ano
2020-2021
Local do Projeto
Monte Verde- Município de Camanducaia (MG)
Autores
Em parceria empresas, BIOHOS Educa: SG Cultura Cidadã Consciente (Me. Arq. Urb. Daniel Caporale, contribuição na liderança conceitual formativa e metodológica de todo o processo) e MR arq. (Arq.Urb. Márcio Ribas, contribuição técnica). Aporte profissional (Arq. Urb Graziele Martini), colaboração (Eng.Enzo Arns) (Ac. Leandro Caporale) (Arq. Urb. Vinicius Barreiro)








