Líderes Projetuais para o Novo Cenário Global

Perante o novo cenário global e mundial, produto da pandemia, se faz necessário reinventar e repensar as capacidades das sociedades e suas organizações. O modelo vigente requer uma verdadeira ruptura na maneira de abordar as problemáticas, o que implica novas políticas, práticas e formas para conceber as estratégias públicas, empresariais, produtivas e/ou organizacionais do território e suas sociedades.

A chave deste “novo normal”, como popularmente se está conhecendo esta situação que a humanidade toda está passando, será a ressignificação da confiança e como voltamos a reconstruir a dinâmica socioeconômica a partir de lugares “seguros”.

Para isso, se precisará uma mudança de atitude e o florescimento de novas capacidades e habilidades que apresentem a nova condição de líder social, a partir da base de saber fazer e servir aos outros: estamos diante de uma mudança de época que prioriza o interesse comum sobre o setorial.

É nesse sentido que surge a demanda de uma nova maneira de administrar o território, em benefício de um desenvolvimento integral e em sintonia com uma nova cultura que denominamos da resiliência e da sustentabilidade.

Pra quem é o curso?

São convocados potenciais líderes regionais e/o locais, com capacidades e iniciativas em cultura empreendedora e/ou as organizações, seja no âmbito público ou privado como produtivo empresarial, político, das organizações sociais ou acadêmico.

Procura-se fortalecer os destinatários como futuros líderes integrais do bem comum, que possam ocupar espaços de decisão na região, tanto no campo econômico produtivo como no institucional e da administração pública.

Em específico:

arquitetos, urbanistas, profissionais das ciências sociais, das ciências do território e das ciências da natureza, educadores e comunicadores sociais, economistas, profissionais do direito e da gestão, funcionários públicos das áreas do planejamento urbano e territorial.

Objetivos Gerais

Promover uma mudança de atitude em direção a iniciativas sustentáveis e resilientes em benefício de um desenvolvimento responsável, equitativo e compatível com um território.

Objetivos Específicos

Formar e potencializar novos líderes com visão integral e capacidade de liderança, baseada na iniciativa, na criatividade e nas habilidades para a gestão político-organizacionais e nos empreendimentos sociais e econômicos.

Instalar a necessidade do trabalho colaborativo com visão empática para a conformação de equipes, no contexto da cooperação e da interação em redes.

Provocar perguntas formativas (no contexto do bem público) o quê, o porquê, o como, com quem, de onde, de que maneira, buscando aprofundar ou acionar e prever com antecipação os impactos negativos.

Carga Horária

É proposto o mecanismo pedagógico de aulas/debates e oficinas integradoras, de caráter presencial para o desenvolvimento da atividade prática “projetual” no contexto dos temas da aplicação que apresentarem os concorrentes, com uma carga horária presencial de 54 horas:

. Total de 3 encontros de caráter intensivo implementados em três finais de semana (uma vez por mês):

E uma orientação através de entorno virtual entre cada Seminário de 26 horas, total de 70 horas.

Certificado

Os participantes que cumprirem com as condições de assistência e de aprovação da apresentação prática, obterão o correspondente atestado emitido pela S.G Urbanismo Inteligente da rede FLACAM UNESCO, que terá o acompanhamento institucional de entidades públicas da região.

Estrutura do Curso

– A cultura da sustentabilidade e da resiliência na mudança de época, e o papel do novo líder / talento para a mudança social.
18 horas

AULAS SEMINÁRIO 1 Final de SEMANA 1CONTEÚDOSDOCENTES CARGA HORÁRIA
DIA 1AULA INICIALSexta FeiraA SUSTENTABILIDADE-RESILIÊNCIA, O NOVO CONTEXTO DO CENÁRIO GLOBAL E AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL. A CONDIÇÃO DO NOVO LÍDER COMO CONDUTOR DE INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS. A EMPRESA “PROJETUAL” ASSOCIATIVA E OS PROJETOS LÍDERES PARA A SUSTENTABILIDADE. AS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO NO CONTEXTO DAS ALIANÇAS NECESSÁRIAS E A CONSTRUÇÃO DO PODER A LEVEZA DO PROJETO, NA ATUAÇÃO E NO TERRITÓRIO.EQUIPE INTERNACIONAL(13:30-19:30h))
Dia 2-3Sábado-DomingoOFICINA 1EXPLICAÇÃO DO ENFOQUE METODOLÓGICO OFICINAS DE APLICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO PRELIMINAR DE CADA PROJETO APRESENTADO PELOS ALUNOSEQUIPE INTERNACIONAL(9:00 / 12:00)(13:30 / 19:30)(9:00 / 12:00)

Unidade 2

A “Perfectibilidade” da gestão para a aplicação concreta

18 horas

AULAS SEMINÁRIO 2 Final de SEMANA 2CONTEÚDOSDOCENTES CARGA HORÁRIA
Dia 1AULA INICIALSexta FeiraDESENVOLVIMENTO TÉCNICO E DE ESTRATÉGIAS DE GESTÃO INTEGRAL DO PROJETO NO TERRITÓRIO .   RESIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DO PROJETISTA COMO LÍDER DE PROJETOSEQUIPE INTERNACIONAL(13:30 / 19:30)
DIA 2 – 3Sábado – DomingoOFICINA 2OFICINAS DE APLICAÇÃO PARA A FORMULAÇÃO E GESTÃO INTEGRAL DO PROJETOEQUIPE INTERNACIONAL(9:00 / 12:00)(13:30 / 19:30)(9:00 / 12:00)

Unidade 3

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

SEMINÁRIO 3Final de SEMANA 3CONTEÚDOSDOCENTES
DIA 1 / 2 / 3Sexta-sábado-domingoAVALIAÇÕESAPRESENTAÇÕES GRUPAIS DOS ALUNOS NA EXPOSIÇÃO EM PLENÁRIO CONSISTENTE EM: IDENTIFICAÇÃO DO CONTEXTO E O TEMA A ABORDAR (QUAL) DEFINIÇÃO DAS PREMISSAS OU SONHOS A ALCANÇAR (O QUÊ) IDENTIFICAÇÃO DA PROBLEMÁTICA OU NECESSIDADE A RESOLVER (PORQUÊ) DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SOLUÇÕES (O CÓMO) MODELAÇÃO NO TEMPO (ETAPAS) E NO ESPAÇO (TERRITÓRIO), (DE ÓNDE E QUANDO) DESEÑHO DA ESTRATÉGIA DE GESTÃO INTEGRAL (TÉCNICA, SÓCIO-ECONÔMICA, POLÍTICO-INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL) PARA A LEGITIMAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO (COM QUEM, PARA QUEM, DE QUE MANEIRA) AVALIAÇÃO COMPARATIVA E INTEGRADORA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS E CERRAMENTO.EQUIPE INTERNACIONAL(13:30 / 19:30)(9:00 / 12:00)(13:30 / 19:30)(9:00 / 12:00)

Metodologia das Aulas

Aulas conceituais através do sistema de entornos virtuais, com encontros presenciais de aplicação prática (oficinas de aplicação) e reconhecimento de casos concretos de sucesso (agentes de mudança para os casos de Gramado e Nova Petrópolis, Brasil). Tudo a programar com os alunos, conforme a disponibilidade do grupo.

. A avaliação do Seminário será através da apresentação parcial do projeto .

. Os participantes poderão trabalhar em grupos (3 pessoas) ou de forma individual.

. As apresentações parciais serão em formato gráfico.

Avaliação

. Elaboração de dois monografias temáticas.
. A apresentação final do projeto num Seminário final presencial.

Bibliografia

Documento elaborado pelo expositor, Daniel Caporale

Livros de consulta de diversos autores:

“La Plata, desde historias vecinas”, Daniel Caporale

“Patrimonio Social, índice de la identidad”, Daniel Caporale

“Del Titanic al Velero”, Ruben Pesci

De la Prepotencia a la Levedad”, Ruben Pesci

“De la Ignorancia a la Sabiduria”, Jorge Bucay

“El Ambientalista 10”, Francesco Di Castri

“Memoria e Identidad”, Joel Candau

“Antropologia de la Memoria”, Joel Candau

“Bases Estratégicas, Plan 2010 Ciudad de La Plata”, MdLP – Fundación Cepa – UNLP

“Inteligencia Emocional”, Carlos Lopez – Daniel Goleman

“ Cidadania, ambiente e sustentabilidade”. Cap.17 “ As Holocidades”, Educs UCS, 2016-17, Daniel Caporale

Período do Curso

Setembro, outubro e novembro

Forma de pagamento

Depósito bancário

Diretor do Curso

Me. Arq. Urb. Daniel Caporale
Expertise em Planejamento Participativo USP
Mestre em Desenvolvimento Sustentável UNLa-UPC
Diretor BIOHOS Educa
Sócio-Diretor da SG Urbanismo Inteligente

Palestrantes Convidados

  • Me. Eng. Harold Arango (Colômbia)
  • Me Arq. Osvaldo Moreno (Chile)
  • Dr. Arq. Leopoldo Villadiego (Colômbia)
  • Arq. Urb. Márcio Ribas (Brasil)
  • Arq. Urb. Luis Zuloaga (Equador)
  • Lic.Filósofo. Gustavo Demartin (Argentina)
  • Consultor Turismo Álvaro Bertoni (Uruguai)