ÊNFASE ESPECÍFICO NOS TERRITÓRIOS E CIDADES
Perante a mudança de paradigma cultural, que atinge todas as ciências, surge de forma transcendente a necessidade de revisão das formas de atuação nos territórios, repensando a forma de projetar as cidades, de maneira resiliente, através do que denominamos o “urbanismo inteligente”.
Portanto, se pretende promover no participante uma mudança de atitude que lhe permita entender o que é um projeto resiliente e qual é a maneira possível de sua implementação no território, através de propostas vinculadas com a realidade regional, independente da escala e do campo de atuação específico.
Para quem é o curso?
Orientado a profissionais do território que intervenham no campo da atuação projetual nas escalas territorial, regional ou local (urbano-rural) e da sociedade; atingindo uma grande diversidade de disciplinas e saberes: arquitetos e urbanistas, ambientalistas, economistas, educadores, advogados, sociólogos-antropólogos e psicólogos sociais, assim como empresários, funcionários públicos e executivos.
Carga Horária
O curso possui carga horária de 48 horas online e 24 horas de encontros presenciais, distribuídos da seguinte forma:
– Total de 3 encontros de caráter intensivo implementados em três finais de semana (uma vez por mês)
- Frequência de cada final de semana: Aos sábados – 8 horas – manhã e tarde
- O tempo acadêmico será distribuído em 60 % nos aspectos teórico-conceituais e 40 % na aplicação prática.
Os alunos receberão orientação virtual, entre cada parte do seminário.
Certificado
Os participantes que cumprirem com as condições de assistência e de aprovação da apresentação prática, obterão o correspondente atestado emitido pela S.G Urbanismo Inteligente da rede FLACAM UNESCO, que terá o acompanhamento institucional de entidades públicas da região.
Estrutura do Curso
Módulo 1- A razão do processo projetual:
A teoria clássica.
. O novo paradigma cultural
. Caminho para a cultura da resiliência.
Módulo 2- A modalidade do projeto resiliente:
. A forma de realizar projetos resilientes
. Atitude – Aptidão – Destrezas
. Os saberes do projeto, sua articulação
. O líder do projeto: o ciclo da liderança até nossos tempos
. Tipos de líderes a partir do rol social
. Formação de um Planejamento Inteligente para o território: a metodologia projetual, enfoque da resiliência, estudo de casos comprováveis.
. Os componentes do projeto.
. O processo projetual
. A elaboração do diagnóstico
. A matriz de interação de relações e transformações.
. A teoria dos conflitos e potencialidades.
. A matriz da análise de Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas , Ameaças.
. O Desafío da Idéia Força do Projeto
Módulo 3- A Determinação da projetação inteligente
. A análise de Pré-fatibilidade e fatibilidade do projeto:
Legitimação Sócio-Institucional e as Alianças Estratégicas.
O marketing e a Gestão do projeto.
. Capitalização do processo projetual e da indagação reflexiva.
. O esquema metodológico: Articulação de Recursos, Programas e Políticas, projetos e Ações, Participação dos atores, Supervisão e Monitoria
Módulo 4- A Comunicação e Gestão do Projeto:
. O “marketing” do projeto como produto social.
. A necessidade – os atributos – os benefícios.
. Agentes, Adotantes, Canais, Ações.
. Estratégia de Lançamento.
. A Gestão do Projeto partindo das organizações públicas ou privadas.
Módulo 5- Facetas, Fontes do Sucesso /Fracasso.
Tópicos especiais: Estudo de casos urbanísticos e territoriais comprováveis, onde este processo se implementou integralmente (Plano de Desenvolvimento de Comodoro Rivadavia, Plano Estratégico de Mar del Plata (ambos na Argentina), Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Gramado e de Nova Petrópolis, (ambas em Brasil) . Visitas técnicas no território para os casos do Brasil.
Metodologia das Aulas
Aulas conceituais através do sistema de entornos virtuais, com encontros presenciais de aplicação prática (oficinas de apresentação do projeto) e reconhecimento de casos concretos de sucesso (vista a campo, casos de Gramado e Nova Petrópolis, Brasil). Tudo a programar com os alunos, conforme a disponibilidade do grupo.
. A avaliação do Seminário será através da apresentação parcial do projeto .
. Os participantes poderão trabalhar em grupos (3 pessoas) ou de forma individual.
. As apresentações parciais serão em formato gráfico.
Avaliação
. Elaboração de dois monografias temáticas.
. A apresentação final do projeto num Seminário final presencial.
Bibliografia
Documento elaborado pelo expositor, Daniel Caporale
Livros de consulta de diversos autores:
“La Plata, desde historias vecinas”, Daniel Caporale
“Patrimonio Social, índice de la identidad”, Daniel Caporale
“Del Titanic al Velero”, Ruben Pesci
De la Prepotencia a la Levedad”, Ruben Pesci
“De la Ignorancia a la Sabiduria”, Jorge Bucay
“El Ambientalista 10”, Francesco Di Castri
“Memoria e Identidad”, Joel Candau
“Antropologia de la Memoria”, Joel Candau
“Bases Estratégicas, Plan 2010 Ciudad de La Plata”, MdLP – Fundación Cepa – UNLP
“Inteligencia Emocional”, Carlos Lopez – Daniel Goleman
“ Cidadania, ambiente e sustentabilidade”. Cap.17 “ As Holocidades”, Educs UCS, 2016-17, Daniel Caporale
Período do Curso
Setembro, outubro e novembro
Forma de Pagamento
Depósito bancário
Diretor do Curso
Me. Arq. Urb. Daniel Caporale
Expertise em Planejamento Participativo USP
Mestre em Desenvolvimento Sustentável UNLa-UPC
Diretor BIOHOS Educa
Sócio-Diretor da SG Urbanismo Inteligente
Palestrantes Convidados
- Me. Eng. Harold Arango (Colômbia)
- Me Arq. Osvaldo Moreno (Chile)
- Dr. Arq. Leopoldo Villadiego (Colômbia)
- Arq. Urb. Márcio Ribas (Brasil)
- Arq. Urb. Luis Zuloaga (Equador)
- Lic.Filósofo. Gustavo Demartin (Argentina)
- Consultor Turismo Álvaro Bertoni (Uruguai)