Curso de Extensão sobre Urbitetura na UCS: Módulo I – Diagnóstico Propositivo

Entre 9 de agosto e 27 de setembro, a Universidade de Caxias do Sul, através da Área de Extensão de Arte e Arquitetura, implementou o primeiro módulo do curso de extensão sobre “Urbitetura”, uma nova abordagem para o urbanismo, ministrado pelo professor convidado Daniel Caporale, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Arquiteto e Urbanista.

O curso foi direcionado a jovens profissionais e estudantes avançados de arquitetura e urbanismo, com foco no conceito de diagnóstico propositivo. Foram exploradas ferramentas inovadoras para a compreensão dos territórios e suas sociedades, com o objetivo de propor soluções que integrem o contexto social e espacial.

Neste primeiro módulo, destacaram-se os trabalhos acadêmicos de três alunas da UCS, que alcançaram resultados notáveis em seus processos de aprendizagem:

Camille dos Santos Mazzochini

Abordou o caso de Galópolis com a proposta inovadora da Rota do Tear.

Inês Regina Vicente

Apresentou a iniciativa criativa dos Caminhos das Laranjeiras do Caí na cidade de Montenegro.

Isadora Faraon Gonçalves

Trouxe uma interessante proposta sobre os Caminhos da Indústria – Porto Ordovás, em Caxias do Sul.

As apresentações dessas alunas evidenciaram o desenvolvimento conceitual e técnico ao longo do curso, contribuindo de forma significativa para os debates e reflexões em sala de aula.

Agradecemos à Diretoria da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, representada pela Arquiteta e Urbanista Dóris Baldissera, e à Coordenação de Extensão, na pessoa da Arquiteta e Urbanista Nicole Rosa, pela oportunidade de realizar este primeiro módulo, que faz parte de um curso planejado em três etapas: Diagnóstico Propositivo, Modelação Espacial e Projetação da Urbitetura.

Esperamos contar com a presença dos alunos nas próximas etapas, que iniciarão no próximo ano!