CAMPOS DE ATUAÇÃO
A SG Cultura Cidadã Consciente se apresenta como um grupo de “pensamento genuíno para a atuação em benefício da vida coletiva integra”, que propicia novas “ondas frescas” surgidas na própria Serra Gaúcha, com o sonho de universalizar estas ideias . Trata-se de uma maneira horizontal de funcionar, inspirado no espírito associativo e a cultura consciente, como a razão de ser para o coletivo.
A estratégia de atuação parte de uma base referencial local na cidade de Gramado-Canela, mas com alcance universal, a partir da comunicação e participação do entorno virtual interativo de vínculos associativos e constantes.
Os campos de atuação concretos seriam:
- Realização de encontros e treinamentos formativos, tais como: evento internacional anual da SG; palestras temáticas; cursos de formação em saberes e enfoques da sustentabilidade e da cultura consciente; eventos filantrópicos de arte e cultura.
- Orientação de atuação formativa, a partir de treinamentos transformadores para o desenvolvimento integral das sociedades e suas civis.
- Legitimação socioinstitucional, a partir da implementação de um sistema de certificações e selos da “sustentabilidade” e a cultura consciente.
- Posicionamento e formação de opinião, por meio de uma estratégia comunicativa nas redes sociais, mídia e publicações.
COM QUEM E PARA QUEM?
Os Destinatários – Legitimação da Equipe
A proposta se enriquece, a partir da contribuição e experiência de líderes conscientes, surgidos a partir de uma diversidade regional, disciplinar e de faixa etária.
A finalidade da SG é de ser referência conceitual em questões da cultura cidadã consciente e da sustentabilidade.
Para isso, a SG se apresenta como parceira conceitual da rede latino-americana FLACAM, Cátedra UNESCO para o Desenvolvimento Sustentável, mediante o Grupo Biohos Educa, grupo de pensamento integral de alcance sul-americano. Essa linha de pensamento se enriquece também, sendo parte fundadora fundadora da Aliança Internacional para o Bem Coletivo que reúne a livres pensadores focados também na promoção de uma cultura cidadã consciente, em prol da vida coletiva integra .
Os âmbitos institucionais de atuação serão:
- O público (universidades, entidades formativas, gestores públicos em geral)
O civil (organizações civis, empresariais, produtivas, sociais e comunitárias).
A Organização SG propõe traçar um caminho nascido na Serra Gaúcha e aberto a toda Íbero-América.
Compartilhamos o sonho de universalizar este pensamento ao mundo; para promover a cultura da vida íntegra na Terra e ensinar a aprender sobre esta prática profunda e transversal.
O objetivo final é propiciar, em base a treinamentos e espaços de discussão e análise, propostas e estratégias de gestão efetivas para o desenvolvimento das comunidades. Convidamos você a viajar conosco, nesse desafio de serem protagonistas desta mudança de paradigmas da nova era, sempre respeitando a idiossincrasia local para garantir vida plena, em todas as suas expressões.
O manifestado pretende se apresentar como uma nova linguagem para as sociedades.
Convidamos você para fazer parte!
Serra Gaúcha, Brasil, 12 de julho de 2018/ 12 de outubro de 2023