A pandemia sob o olhar dos Jovens

Voz dos Jovens

A pandemia está se demostrando um momento complicado para todo indivíduo da nossa sociedade, trazendo à tona ou fortalecendo preocupações, medos e perigos inerentes da vivência humana na sociedade globalizada e capitalista que vivemos, que viu seu processo natural ser completamente questionado e derrubado por este simples ser microscópico.

Sob esta perspectiva, a SG procurou ajudar a sanar parte destes medos e preocupações do setor da sociedade que mais terá sua vivência, seja emocional, mental ou intelectualmente afetada, com uma mudança completa da cotidianidade e vida deste grupo: Os jovens, que serão a primeira geração de “filhos da pandemia”.

Assim, juntando preocupações de diversas áreas da política, ciência, educação e ambiente (entre outras várias áreas) globais, chamamos os alunos de Ensino Médio do Colégio Cidade das Hortênsias- (Coopec), uma escola cooperativa comprometida com a formação de cidadãos críticos e atuantes na nossa sociedade; nas próprias palavras da diretora Jane Pessin Meyer:

“Oferecemos qualidade de ensino, buscamos a elaboração do conhecimento, a valorização do ser humano e de suas qualidades e potencialidades, construindo assim um cidadão com consciência crítica.”

Site da Coopec Canela

Para dissolver as dúvidas destes jovens, convocamos três figuras internacionais, altamente conhecedoras das mais diversas áreas das ciências sociais e da política internacional:

Gustavo Demartin

Gustavo Demartin é professor de Filosofia na Universidade Nacional de Quilmes (Argentina) e professor de Epistemologia na Universidade Nacional de La Plata (Argentina).

Dono também do programa semanal de rádio chamado “FiloRock” na rádio argentina Rock&Pop, no qual analisa a letra de músicas de rock argentinas e as relaciona com a filosofia de vários pensadores da história

Adriana Valenzuela

Adriana Valenzuela trabalhou como Ponto Focal para Educação e Juventude no Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) em Bonn, Alemanha.

Atualmente ela é gerente do Programa de Lideranças Jovens no Centro Global de Adaptação (Global Center on Adaptation) em Roterdã, nos Países Baixos

Yeraldine Pachano

Yeraldine Pachano é uma comunicadora para o desenvolvimento e agente cultural com mais de 15 anos de experiência na investigação da comunicação, desempenhado posições de gerência de comunicações, protocolo e cerimonial na indústria petrolífera internacional, com sociedades britânicas, russas e bela russas.

Atualmente é coach de imigração e dirige uma agência consultoria nos Estados Unidos, que apoia à comunidade latino-americana na gestão cultural, administrativa e legal da imigração em um novo país


Esta série de conversas contou com a presença de Daniel Caporale e Márcio Ribas, sócios diretores da SG Urbanismo Inteligente na mediação das perguntas, além dos representantes do colégio COOPEC Jane Meyer e Cassia Melo, diretora e vice-diretor da cooperativa de ensino, que cooperaram com comentários e sua presença durante as conversas.

Deixamos desde já nosso maior agradecimento aos entrevistados por compartilhar seu tempo conosco e compartilhar seu amplo conhecimento; e à escola COOPEC, pelo seu compromisso contínuo com o conhecimento e por disponibilizar seus alunos para esta linda iniciativa.

Todas as conversas estão disponíveis no YouTube nas playlists aqui mostradas e no Spotify e Google Podcasts sem cortes no formato de podcast. Convidamos você a presenciar este lindo ciclo conosco e talvez sanar algumas da suas dúvidas também!

No contexto do ciclo de encontros internacionais para pensar o novo cenário depois da pandemia, a SG Urbanismo Inteligente em conjunto com o Colégio Cidade das Hortênsias Coopec, de Canela RS, Brasil, organizam três encontros com jovens dessa instituição, justamente para que eles tenham a oportunidade de colocar suas preocupações diante convidados de diferentes países. Nesta primeira oportunidade, alunos de 1ºAno de EM entrevistarão ao prestigiado professor argentino em filosofia, Gustavo Demartín.

esta segunda oportunidade, estaremos com os alunos do 2° ano do Ensino Médio da Coopec Canela em entrevista e conversa com a licenciada em comunicação e mestre em educação, com experiência nas Nações Unidas (ONU) Adriana Valenzuela, conversando sobre diversos temas da modernidade e sociedade durante a crise de COVID-19

Nesta terceira e última conversa os alunos do 3°ano da Coopec tratarão de questões desde ensino na quarentena, egoísmo e uso do tempo a questões políticas como a guerra comercial EUA/China e desigualdade de gênero. Está entrevista foi feita com Yeraldine Pachano, mestre en comunicação e especialista em cinema e televisão, diretora de uma agência de consultoria estadunidense de apoio a latino-americanos imigrantes.