A capacidade de reinvenção criativa- ethos urbis

Uma civis íntegra e ética para uma sociedade do bem coletivo

Ético – vem do grego Ethos – está vinculado com o conceito coletivo da razão de ser de uma sociedade.

Implica em assumir responsabilidade e compromisso com respeito à questão pública, tanto em seu território como em sua sociedade.

Um posicionamento nutrido de espírito de ação reflexiva permanente (Logos), e também do sustento da capacidade perceptiva da empatia (Pathos), com o intuito de compreender os processos de transformação para dar respostas superadoras.

É por essa razão que compartilhamos este pensamento, com o propósito de uma provocação coletiva para caminharmos juntos:

Podemos pensar em comunidades e sociedades inspiradas em responsabilidade e compromisso com a questão pública?

É possível aceitar – como destino – que as sociedades devam ser meros produtos de triunfadores e perdedores?

ou começamos a entender o transcendente em qualquer grupo de convivência social deveria ser o bem coletivo?

Por isso, quando a SG propõe este diálogo criativo, convida a transitarmos um novo caminho que abre as portas a uma nova cultura cidadã consciente que definimos como Cívis Íntegras e Éticas

CULTURA ÉTICA

Trata-se de um processo de transformação interna, de nossa organização, motivado e inspirado por uma trajetória longa de pesquisas conceituais através do tempo.

O novo cenário pós pandêmico nos exige revisar nossas atuações com um sentido proativo, isso implica sermos mais proativos ainda! A proposição é a única ferramenta criativa capaz de transformar nossas vidas e comunidades em espaços benéficos, sempre inspirados no cuidado do bem coletivo.

Novos desafios pela frente que iremos partilhando com vocês, para seguir dialogando e refletindo juntos…

Já pensando no século XXI, como dar respostas ao dilema entre comunidades de “tribos urbanas” ou de sociedades de um “mundo globalizado”?

Até breve!