O que é?
O que significa BEM COLETIVO?
O termo “BEM COLETIVO”, o qual cunhamos, é nossa inspiração de grupo, e se baseia nestes princípios:
- Território do Bem-estar e da equidade.
- Sociedade da confiança e a ética da reciprocidade.
- Economia do bem social e desenvolvimento responsável e compatível com a paisagem.
- Cultura institucional para a resiliência das sociedades.
A ALIANÇA INTERNACIONAL PARA O BEM COLETIVO foi um sonho que nós, da SG, tínhamos há tempo, uma união de mentes pelo mundo todo para filosofar, estudar e pensar em como organizar nossa sociedade diante da crise endêmica do hiperconsumo e desagregação social. Nos últimos anos (ou há décadas) a humanidade trilhou um caminho no qual o bem monetário – o lucro individual – tinha mais força e se tornou o interesse primário para grande parte de nós.
Os bens materiais se tornaram notórios e relativizaram a importância do bem intelectual e a convivência harmônica com o nosso ambiente. Esta mentalidade amarra nosso raciocínio à óptica do ganho material próprio, o que põe em risco nossa vivência humana cultural e emocional, além de esquecermos do nosso habitat natural, que se vê subordinado, muitas vezes, ao interesse econômico individual.
Desta forma, a humanidade se vê carente e precisa de uma mudança de pensamento, os novos ares que trarão uma mudança de modelo, sustentados no princípio da resiliência, que defendemos desde sempre. Assim, buscamos com este grupo internacional dinâmico, formado por afinidades de pensamento e amizades, construir uma aliança profunda que busca benefícios recíprocos para todos os envolvidos e que são mobilizados pela capacidade de iniciativa individual e coletiva.
Nossa estrutura de pensamento é horizontal, dando poder de voz e opinião a todos – igualmente – apenas organizados por uma mesa administrativa rotativa e aberta.
Resumindo, o BEM COLETIVO, está constituído por um grupo internacional de reflelxão e atuação sem fronteiras, aberto, horizontal e universal com o objetivo de criar ações que atuem, buscando pensar e agir na sociedade, a partir das várias áreas de pensamentos a partir dos diversos paradigmas da vivência humana. Desta forma, evitamos assim dogmatismos de cada área intelectual, potencializando e universalizando o acesso às diversas áreas do conhecimento por meio de cursos, webinars, eventos e diálogos direcionados nas nossas redes
O FUTURO
Nos primeiros anos de abertura do BEM COLETIVO, procuramos nos estabelecer como identidade de pensamento, realizando uma reunião mensal para a discussão dos nosso objetivos e ações sociais, no entanto, temos o objetivo futuro de expandir nossa atuação social, ao estabelecer cursos e fortalecer a atuação nas redes, atuando no YouTube e criando podcasts para a disseminação do conhecimento e debate.
Além disso, criamos recentemente uma entidade jovem do BEM COLETIVO, que trará desta forma uma nova perspectiva para o grupo e fortalecerá a atuação social em cada região na qual expandirmos.
NOSSOS INTEGRANTES
O BEM COLETIVO, como foi dito anteriormente, é composto por uma gama diversa e rica de integrantes, atuantes profissionais nas variadas áreas do conhecimento e diferente vivência cultural, visto que temos a presença de países pelo globo todo. Além dos membros da SG Urbanismo Integrado, estes são os integrantes deste novo grupo:
Daniel Caporale
Me. em Desenvolvimento Sustentável e Arquiteto e Urbanista
Leandro Caporale
Analista Internacional
Gustavo Demartin
Professor de Filosofia
Sara Ibañez
Arquiteta e Urbanista
Cleide P. Godoy
Lic. Língua Portuguesa / Esp. em Língua Espanhola
Enzo Arns
Engenheiro Agrônomo
Maximiliano Scarlán
Lic. em Economia
Raoni Gonçalves
Me e Professor em Biologia
Vinícius Barreiro
Arquiteto e Urbanista
Osvaldo Moreno
Me. Arquiteto em Paisagem
Adriana Valenzuela
Lic. em Comunicação e Me. em Educação
Edna Liliana Caballero Alvarado
Me. em Desenvolvimento Sustentável e Psicóloga Social
Harold Arango
Me. em Desenvolvimento Sustentável e Engenheiro Agrícola
Luis Zuloaga
Arquiteto e Urbanista
Enric Carrera
Dr. e Eng. em Produção Téxtil
Martin Endo
Arquiteto e Urbanista
Yeraldine Pachano
Me.em Desenvolvimento Sustentável e Comunicação Social
Renata G. D'Acosta
Administradora de Empresa
Roberto Gabriel Minghinelli
Gestor de Projetos de Tecnologia e Energia
Ricardo Godoy D'Acosta
Gestor em Tecnologia