Perante o novo cenário global e mundial, produto da pandemia, se faz necessário reinventar e repensar as capacidades das sociedades e suas organizações. O modelo vigente requer uma verdadeira ruptura na maneira de abordar as problemáticas, o que implica novas políticas, práticas e formas para conceber as estratégias públicas, empresariais, produtivas e/ou organizacionais do território e suas sociedades.
A chave deste “novo normal”, como popularmente se está conhecendo esta situação que a humanidade toda está passando, será a ressignificação da confiança e como voltamos a reconstruir a dinâmica socioeconômica a partir de lugares “seguros”.
Para isso, se precisará uma mudança de atitude e o florescimento de novas capacidades e habilidades que apresentem a nova condição de líder social, a partir da base de saber fazer e servir aos outros: estamos diante de uma mudança de época que prioriza o interesse comum sobre o setorial.
É nesse sentido que surge a demanda de uma nova maneira de administrar o território, em benefício de um desenvolvimento integral e em sintonia com uma nova cultura que denominamos da resiliência e da sustentabilidade.
Pra quem é o curso?
São convocados potenciais líderes regionais e/o locais, com capacidades e iniciativas em cultura empreendedora e/ou as organizações, seja no âmbito público ou privado como produtivo empresarial, político, das organizações sociais ou acadêmico.
Procura-se fortalecer os destinatários como futuros líderes integrais do bem comum, que possam ocupar espaços de decisão na região, tanto no campo econômico produtivo como no institucional e da administração pública.
Em específico:
arquitetos, urbanistas, profissionais das ciências sociais, das ciências do território e das ciências da natureza, educadores e comunicadores sociais, economistas, profissionais do direito e da gestão, funcionários públicos das áreas do planejamento urbano e territorial.
Objetivos Gerais
Promover uma mudança de atitude em direção a iniciativas sustentáveis e resilientes em benefício de um desenvolvimento responsável, equitativo e compatível com um território.
Objetivos Específicos
Formar e potencializar novos líderes com visão integral e capacidade de liderança, baseada na iniciativa, na criatividade e nas habilidades para a gestão político-organizacionais e nos empreendimentos sociais e econômicos.
Instalar a necessidade do trabalho colaborativo com visão empática para a conformação de equipes, no contexto da cooperação e da interação em redes.
Provocar perguntas formativas (no contexto do bem público) o quê, o porquê, o como, com quem, de onde, de que maneira, buscando aprofundar ou acionar e prever com antecipação os impactos negativos.
Carga Horária
É proposto o mecanismo pedagógico de aulas/debates e oficinas integradoras, de caráter presencial para o desenvolvimento da atividade prática “projetual” no contexto dos temas da aplicação que apresentarem os concorrentes, com uma carga horária presencial de 54 horas:
. Total de 3 encontros de caráter intensivo implementados em três finais de semana (uma vez por mês):
E uma orientação através de entorno virtual entre cada Seminário de 26 horas, total de 70 horas.
Certificado
Os participantes que cumprirem com as condições de assistência e de aprovação da apresentação prática, obterão o correspondente atestado emitido pela S.G Urbanismo Inteligente da rede FLACAM UNESCO, que terá o acompanhamento institucional de entidades públicas da região.
Estrutura do Curso
– A cultura da sustentabilidade e da resiliência na mudança de época, e o papel do novo líder / talento para a mudança social.
18 horas
AULAS SEMINÁRIO 1 Final de SEMANA 1 | CONTEÚDOS | DOCENTES CARGA HORÁRIA |
DIA 1AULA INICIALSexta Feira | A SUSTENTABILIDADE-RESILIÊNCIA, O NOVO CONTEXTO DO CENÁRIO GLOBAL E AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL. A CONDIÇÃO DO NOVO LÍDER COMO CONDUTOR DE INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS. A EMPRESA “PROJETUAL” ASSOCIATIVA E OS PROJETOS LÍDERES PARA A SUSTENTABILIDADE. AS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO NO CONTEXTO DAS ALIANÇAS NECESSÁRIAS E A CONSTRUÇÃO DO PODER A LEVEZA DO PROJETO, NA ATUAÇÃO E NO TERRITÓRIO. | EQUIPE INTERNACIONAL(13:30-19:30h)) |
Dia 2-3Sábado-DomingoOFICINA 1 | EXPLICAÇÃO DO ENFOQUE METODOLÓGICO OFICINAS DE APLICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO PRELIMINAR DE CADA PROJETO APRESENTADO PELOS ALUNOS | EQUIPE INTERNACIONAL(9:00 / 12:00)(13:30 / 19:30)(9:00 / 12:00) |
Unidade 2
A “Perfectibilidade” da gestão para a aplicação concreta
18 horas
AULAS SEMINÁRIO 2 Final de SEMANA 2 | CONTEÚDOS | DOCENTES CARGA HORÁRIA |
Dia 1AULA INICIALSexta Feira | DESENVOLVIMENTO TÉCNICO E DE ESTRATÉGIAS DE GESTÃO INTEGRAL DO PROJETO NO TERRITÓRIO . RESIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DO PROJETISTA COMO LÍDER DE PROJETOS | EQUIPE INTERNACIONAL(13:30 / 19:30) |
DIA 2 – 3Sábado – DomingoOFICINA 2 | OFICINAS DE APLICAÇÃO PARA A FORMULAÇÃO E GESTÃO INTEGRAL DO PROJETO | EQUIPE INTERNACIONAL(9:00 / 12:00)(13:30 / 19:30)(9:00 / 12:00) |
Unidade 3
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM
SEMINÁRIO 3Final de SEMANA 3 | CONTEÚDOS | DOCENTES |
DIA 1 / 2 / 3Sexta-sábado-domingoAVALIAÇÕES | APRESENTAÇÕES GRUPAIS DOS ALUNOS NA EXPOSIÇÃO EM PLENÁRIO CONSISTENTE EM: IDENTIFICAÇÃO DO CONTEXTO E O TEMA A ABORDAR (QUAL) DEFINIÇÃO DAS PREMISSAS OU SONHOS A ALCANÇAR (O QUÊ) IDENTIFICAÇÃO DA PROBLEMÁTICA OU NECESSIDADE A RESOLVER (PORQUÊ) DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SOLUÇÕES (O CÓMO) MODELAÇÃO NO TEMPO (ETAPAS) E NO ESPAÇO (TERRITÓRIO), (DE ÓNDE E QUANDO) DESEÑHO DA ESTRATÉGIA DE GESTÃO INTEGRAL (TÉCNICA, SÓCIO-ECONÔMICA, POLÍTICO-INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL) PARA A LEGITIMAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO (COM QUEM, PARA QUEM, DE QUE MANEIRA) AVALIAÇÃO COMPARATIVA E INTEGRADORA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS E CERRAMENTO. | EQUIPE INTERNACIONAL(13:30 / 19:30)(9:00 / 12:00)(13:30 / 19:30)(9:00 / 12:00) |
Metodologia das Aulas
Aulas conceituais através do sistema de entornos virtuais, com encontros presenciais de aplicação prática (oficinas de aplicação) e reconhecimento de casos concretos de sucesso (agentes de mudança para os casos de Gramado e Nova Petrópolis, Brasil). Tudo a programar com os alunos, conforme a disponibilidade do grupo.
. A avaliação do Seminário será através da apresentação parcial do projeto .
. Os participantes poderão trabalhar em grupos (3 pessoas) ou de forma individual.
. As apresentações parciais serão em formato gráfico.
Avaliação
. Elaboração de dois monografias temáticas.
. A apresentação final do projeto num Seminário final presencial.
Bibliografia
Documento elaborado pelo expositor, Daniel Caporale
Livros de consulta de diversos autores:
“La Plata, desde historias vecinas”, Daniel Caporale
“Patrimonio Social, índice de la identidad”, Daniel Caporale
“Del Titanic al Velero”, Ruben Pesci
De la Prepotencia a la Levedad”, Ruben Pesci
“De la Ignorancia a la Sabiduria”, Jorge Bucay
“El Ambientalista 10”, Francesco Di Castri
“Memoria e Identidad”, Joel Candau
“Antropologia de la Memoria”, Joel Candau
“Bases Estratégicas, Plan 2010 Ciudad de La Plata”, MdLP – Fundación Cepa – UNLP
“Inteligencia Emocional”, Carlos Lopez – Daniel Goleman
“ Cidadania, ambiente e sustentabilidade”. Cap.17 “ As Holocidades”, Educs UCS, 2016-17, Daniel Caporale
Período do Curso
Setembro, outubro e novembro
Forma de pagamento
Depósito bancário
Diretor do Curso
Me. Arq. Urb. Daniel Caporale
Expertise em Planejamento Participativo USP
Mestre em Desenvolvimento Sustentável UNLa-UPC
Diretor BIOHOS Educa
Sócio-Diretor da SG Urbanismo Inteligente
Palestrantes Convidados
- Me. Eng. Harold Arango (Colômbia)
- Me Arq. Osvaldo Moreno (Chile)
- Dr. Arq. Leopoldo Villadiego (Colômbia)
- Arq. Urb. Márcio Ribas (Brasil)
- Arq. Urb. Luis Zuloaga (Equador)
- Lic.Filósofo. Gustavo Demartin (Argentina)
- Consultor Turismo Álvaro Bertoni (Uruguai)