Nova Cultura para a Organização Consciente

Qual seria a transcendência ou necessidade para uma sociedade construa uma cultura consciente?

Este artigo pretende precisar o por que é necessário que toda comunidade promova esta prática.

Primeiramente trata-se de uma nova maneira de pensar nas sociedades, em benefício da própria organização do lugar, tanto na forma de apropriação do mesmo como nos tipos de atividades. Sempre visando um propósito maior: o bem da vida em coletividade.

Quando se fala desta nova prática, se está referindo a novos critérios para serem aplicados no âmbito da vida privada, mas também no que respeita aos espaços de incumbência pública.

Uma prática consciente de alcance público-privado

Ou seja, os estamentos representativos da sociedade local devem ser parte protagonista neste tipo de processos coletivos conscientes: atores sociais, entidades intermédias representativas dos diferentes setores da produção e a economia, da cultura e educação, da saúde, em síntese, poder público e sociedade civil organizada, em prol de um interesse  coletivo que beneficie a comunidade de maneira integral.

Portanto, esta nova cultura consciente da prática da sustentabilidade está intimamente ligado com a razão de ser de uma sociedade e seu contexto.

Esse binômio está intimamente ligado, e seu vínculo contribui na definição da verdadeira vocação dessa sociedade como civis, em termos de cultura, relações e diversidade.

Para poder dinamizar este processo, entendido dentro de um contexto conceitual e formativo de caráter integral, é de soma significância trabalhar de forma participativa com a sociedade toda.

Ou seja, os estamentos representativos da sociedade local devem ser parte protagonista neste tipo de processos formativos: atores sociais, entidades intermédias representativas dos diferentes setores da produção e a economia, da cultura e educação, da saúde, em síntese, poder público e sociedade civil organizada, em prol de um interesse comum e coletivo que beneficie a sociedade de maneira integral.

Para finalizar, trata-se de uma nova abordagem cultural que age com a dimensão privada e pública de uma sociedade, a partir de um consenso social entre o poder público e a sociedade civil legitimada .

A SG Cultura Cidadã Consciente partilha estas reflexões, a título de referência formativa e conceitual, inspirado em referências que promovam esta nova cultura cidadã pelo mundo. 

Um modelo formativo inspirado no entendimento integral da sociedade, de benefício público e privado visando o cuidado da vida coletiva integra!