Entre os dias 26 de setembro e 1º de novembro de 2025, foi realizada a segunda edição do curso de extensão sobre Urbitetura, promovido dentro do Programa de Extensão da Área do Conhecimento das Artes e Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Com um formato pedagógico ampliado e conteúdos aprofundados, esta nova edição trouxe uma abordagem teórico-prática voltada ao diagnóstico propositivo dos territórios urbanos e à formação de uma visão sistêmica e consciente das cidades. As aulas foram ministradas de forma híbrida — combinando encontros virtuais com um encontro final presencial no campus da UCS em Caxias do Sul —, o que possibilitou a participação de estudantes e profissionais de diversas cidades da região, como Caxias, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Garibaldi.
A proposta da Urbitetura, desenvolvida e coordenada por Daniel Caporale, diretor da SG Cultura Cidadã Consciente, busca integrar conhecimentos de urbanismo, sustentabilidade, cultura e cidadania, propondo uma leitura crítica e criativa dos espaços urbanos e rurais. Nesta segunda edição, o curso manteve seu foco na análise integrada dos territórios e na elaboração de diagnósticos colaborativos, estimulando a reflexão sobre práticas de planejamento urbano mais inclusivas, participativas e sustentáveis.
Em breve, compartilharemos aqui no site um resumo dos principais trabalhos realizados pelos alunos ao longo do curso, que expressam o potencial transformador da Urbitetura como ferramenta de desenvolvimento territorial e social.